Duff Mckagan

Duff Mckagan
Fã Clube

Blogroll

McKagan: “Slash é um cara doce e com um grande coração”





Foi difícil a transição de baixista do GUNS N 'ROSES e VELVET REVOLVER para vocalista do LOADED?

McKagan: Toco guitarra em bandas desde 1980. Fiz isso nos meus álbuns ‘Believe in Me’ de 1993 e ‘Neurotic Outsiders’ de 1996. Então pra mim é mais fácil cantar e tocar guitarra do que cantar e tocar baixo. Gosto de me sentir fora de mim quando estou tocando num show, e se eu estou tocando baixo e cantando fico mais auto-consciente.”

Você conquistou tantas coisas durante sua carreira. Qual você acha que é a sua maior conquista musical?

McKagan: Oh merda, wow. Essa é difícil. Tem que ser o GUNS N’ ROSES assinando um contrato com uma grande gravadora e conseguindo o contrato que queríamos.

Esse foi um momento mágico, quando nós estávamos sendo elogiados por grandes gravadoras. Nós conseguimos um negócio de ‘banda-júnior’, mas uma muito boa. Los Angeles era um zumbido sobre a nossa banda, era cidade grande. Bandas saíam do espírito empreendedor, fazendo algo do nada, então foi realmente especial.”

Ambos os CDs do VELVET REVOLVER são ótimos, mas são diferentes. O ‘Contraband’ era mais popular e bem recebido, já em ‘Libertad’ parece que a banda está surgindo por si mesma como uma equipe de compositores mais fortes. Qual a sua opinião sobre os dois CDs?


McKagan: Em 2004, você tinha a chance de vender mais CDs. No segundo álbum, aquela coisa de ‘nova banda’, e ‘esses caras vão salvar o Rock and Roll’ se esgotaram. Eu não acho que as pessoas e os jornalistas musicais deram para ‘Libertad’ a mesma chance que eles deram para ‘Contraband’. Eu não acho que eu gosto mais de um do que outro, existem grandes canções em ‘Libertad’ também.

Eu olho pra música que eu criei como o que é divertido para tocar ao vivo. Eu nunca ouvi um CD depois que eu terminei de gravá-lo - nunca! Talvez para o LOADED eu escute e cante junto com o CD para reaprender as minhas partes vocais uma semana antes da turnê, para colocar minhas habilidades vocais na linha.”

Porque você acha que está demorando tanto encontrar um vocalista para o VELVET REVOLVER?

McKagan: “Não sei o quanto eu quero falar sobre isso. Acho que o SLASH está muito feliz fazendo seu trabalho solo, e porque não. Eu acho que se o VELVET REVOLVER voltar, isso irá acontecer quando for para acontecer. Tocamos com alguns bons vocalistas e Scott Weiland é um sujeito difícil de substituir.

Vários vocalistas se assustam com isso. Você não quer ir lá fora e ferrar tudo. Algumas coisas são melhor deixar como está. Há muita coisa passando em sua cabeça. Devemos foder com isso ou deixar quieto? Você não quer estragar as coisas que faz pela sua banda. Como eu disse, se for para acontecer vai acontecer.”

Você e o Slash se conhecem há mais de 25 anos. O que você sabe sobre ele que a maioria das pessoas não sabe?

McKagan: Eu sei de várias coisas sobre ele que a maioria das pessoas não sabe. «risos» Que ele é realmente um cara doce e com um grande coração. Ele é um cara muito emotivo. Ele é pra valer. Como você o vê é exatamente como ele é. Ele é realmente muito legal!”

Guns N' Roses: Duff fala sobre apresentação em Londres



Em outubro, Duff McKagan saiu em manchetes no mundo todo após se juntar com seu ex-colega de banda Axl Rose em uma apresentação do Guns N ´Roses em Londres. A reunião, que durou apenas quatro músicas, desencadeou uma tempestade de especulações de que o evento pode ter sido o inicio de uma reunião da formação original do GN´R, especulação essa rapidamente desmentida por Duff. Ainda assim, o baixista do Loaded diz que se sentiu bem por voltar a tocar junto com um velho amigo.

¨A coisa legal sobre isso foi que Axl e eu nos reconectamos. Estamos crescidos, você sabe. Houve muita estupidez. Os Advogados e os palavrões (...) e eu sei disso. Mas foi agradavel por voltar a se relacionar «com Axl». Nós tivemos um bom jantar. Isso foi muito mais importante para mim do que realmente ter ido tocar.¨

McKagan ficou impressionado também com a formação atual de seu grupo antigo. ¨Foi divertido tocar com esses caras¨, disse ele. ¨Há alguns músicos realmente bons nessa formação".